Priscylla de Lêu

"Olha as estrelas. Enquanto elas brilharem haverá esperança na vida"  Érico Veríssimo

Textos

Um grande baile ou um baile grande?

Nos idos dos meus 12 anos eu tive a minha primeira paixonite, todas as minhas paixões eram platônicas, como eu era magricela e sem graça, logo não era muito amada, então o sofrimento por supostos amores não correspondidos eram considerados o fim de uma existência.

Nos verões eu dormia no quarto da minha vó, por causa do ar condicionado, então numa madrugada de 1982 ela me ouviu chorando baixinho. Logo acendeu a luz e me perguntou o que me afligia, pegando rapidamente um lenço e enxugando carinhosamente as minhas lágrimas, eu no meio dos soluços disse que na festinha que eu tinha ido, o menino que eu gostava beijou uma outra menina, e pior, ele ficou com 3 garotas na mesma noite e sequer olhou para mim, vovó ficou séria e deitou a minha cabeça no seu colo e começou acariciar meus cabelos me acalentando, ficou um tempo calada, e quem a conheceu sabe, que a vovó educava as vezes por metáforas ou ditados.

Nessa noite, ela apostou numa metáfora e começou a me dizer: - Imagina que a vida é um grande baile... imaginou? Eu respondi que sim, balançando a cabeça. – Muito bem ! Ela afirmou e me perguntou novamente:

- Nesse baile onde você está?

 – Sentada no canto vó! Respondi em meio a soluços.

- Aí que está seu erro! Já parou para pensar em quantas coisas acontecem numa festa? Encontramos pessoas que há tempos não vemos; Conhecemos pessoas novas; Conversamos assuntos que até mesmo desconhecemos e descobrimos que gostamos de falar sobre; Recebemos propostas de empregos; E se tivermos sorte, conhecemos até o amor de nossa vida.  Você quer mesmo ficar sentada num canto com todas essas coisas acontecendo ao redor?

- Mas eu sou feia vó ! Eu afirmei e depois perguntei:  Quem vai me tirar para dançar?

- Quem vai tirar você para dançar, eu não sei, mas sei que não é num canto que você encontrará um par. Priscylla! A vida é um grande baile e nós nunca devemos ficar paradas num canto! A beleza está naquilo que você será, então seja generosa, prestativa, simpática e principalmente estude! Porque o conhecimento seduz e chama atenção das pessoas que realmente valem a pena e aí você será vista, e quando você menos esperar alguém te conduzirá numa dança, mas antes de alguém te conduzir, aprenda a dançar sozinha, pois assim a senhorita não pisará no pé de ninguém. Mas não parta para o baile somente com esse intuito, seja sempre, antes de qualquer coisa, você! Os convidados do baile que você irá não gostam de personagens. Mas lembre-se, isso é muito importante! Se dê o respeito! Curta o baile! E você verá que ele é grande e é o melhor evento de todos! Ele é a sua vida! E é nesse lugar que você construirá sua história! Não vê como tenho muitas para contar?

Após essa conversa eu já havia parado de chorar, ela ficou acariciando meus cabelos e eu no auge na inocência dos meus 12 anos estraguei toda a lição perguntando para ela: - Vó o fulano um dia vai namorar comigo?

Ela riu e disse: - Bom...sei que você não entendeu nada, por enquanto! Mas  Você não acha que é muito novinha para pensar em namoricos? Que tal namorar livros? E quer minha opinião sincera? Esse menino é muito adiantado no atraso! E você vai acabar ficando também se continuar pensando nessas coisas, tudo tem seu momento certo! Na festa não tem a hora dos parabéns? Então? Na vida, meu anjo, também tem  hora para tudo!

Ficamos em silêncio e ela acariciou meus cabelos até que adormeci. No dia seguinte minha mãe nos levou a biblioteca nacional, namoro livros até hoje e gosto de dançar sozinha.

Essa lição, apesar de não ter entendido na hora, guardei para sempre! E digo com toda certeza de que a vida não é um grande baile e sim, um baile grande, com música para todos os gostos, ele é interminável e os convidados são das mais variadas espécies, cada um tem uma beleza e qualidade particular a ser descoberta ou mostrada na hora que melhor couber. E todos tem que ter suas escolhas respeitadas.
 
 Valeu vó! Enquanto eu viver à senhora também viverá!
 
 
Priscylla de Lêu
Enviado por Priscylla de Lêu em 21/09/2014
Alterado em 21/09/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras